www.SouCristão.com.br

...sua comunidade cristão na Internet

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início | Início | Artigos | Crescimento | Sexo antes do casamento é pecado?

Sexo antes do casamento é pecado?

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 34
PiorMelhor 

Os costumes e os valores tradicionais, que antigamente desencorajavam o sexo antes do casamento, quase desapareceram. (Hb 13:4). Uma pesquisa num país asiático revelou que a maioria dos rapazes entre 15 e 24 anos de idade achava que as relações sexuais antes do casamento não só eram aceitáveis, mas esperava-se que eles as praticassem. Não é de admirar que, em todo o mundo, a maioria dos jovens tenha relações sexuais antes de completar 19 anos.

Também existem jovens que não têm relações sexuais, mas se envolvem com as chamadas alternativas sexuais, tais como acariciar os órgãos genitais um do outro (às vezes chamado de masturbação mútua). Uma reportagem perturbadora no jornal The New York Times revelou que "o sexo oral tornou-se uma iniciação comum na atividade sexual, amplamente encarado por muitos jovens como sendo menos íntimo e perigoso do que a relação sexual . . . [e] um meio de evitar a gravidez e preservar a virgindade".

Como os cristãos devem encarar o sexo antes do casamento? E que dizer das chamadas alternativas para a relação sexual? São aceitáveis a Deus? São seguras? E preservam realmente a virgindade?

O que está envolvido na fornicação

Uma resposta confiável a essas perguntas pode ser dada apenas pelo nosso Criador — Jeová Deus. A sua Palavra nos diz que devemos 'fugir da fornicação'. (1Co 6:18) O que isso significa exatamente? A palavra grega traduzida "fornicação" não se restringe às relações sexuais, mas inclui uma variedade de atos obscenos. Assim, se duas pessoas solteiras praticam sexo oral ou acariciam os órgãos genitais uma da outra, são culpadas de fornicação.

Mas poderiam ainda ser consideradas virgens — quer dizer, virgem aos olhos de Deus? Na Bíblia, a palavra "virgem" é usada como símbolo de pureza moral. (2Co 11:2-6) Mas é usada também em sentido físico. A Bíblia fala de uma jovem mulher chamada Rebeca. Ela "era virgem, e nenhum homem tivera relações sexuais com ela". (Gn 24:16) É interessante notar que no hebraico original, a palavra para "relação sexual" evidentemente incluía outros atos além da relação sexual normal entre homem e mulher. (Gn 19:5) Por isso, segundo a Bíblia, se um jovem se envolve em alguma forma de fornicação, dificilmente pode ser considerado virgem.

A Bíblia exorta os cristãos a fugirem não apenas da fornicação em si, mas também de todas as formas de conduta impura que poderiam levar à fornicação. (Cl 3:5) Outros poderão ridicularizá-lo por tomar essa posição. 'Você não sabe o que está perdendo!', contudo, o sexo antes do casamento nada mais é do que o "usufruto temporário do pecado". (Hb 11:25) Pode causar danos físicos, emocionais e espirituais permanentes.

Perigos graves

A Bíblia nos fala que o Rei Salomão certa vez observou um jovem que se sentia tentado a praticar sexo antes do casamento. Salomão comparou tal jovem a um "touro que chega ao abate". Um touro que está para ser abatido parece não ter idéia do que vai acontecer com ele. Os jovens que praticam sexo antes do casamento muitas vezes se comportam assim — parecem ter pouca ou nenhuma noção de que há sérias conseqüências por suas ações. Salomão disse a respeito daquele jovem: "Ele não sabia que envolvia a sua própria alma." (Pv 7:22-23) Sim, sua "alma" — sua vida — está em risco.

Por exemplo, a cada ano milhões de jovens contraem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Mais da metade das infecções que surgem em todo o mundo devido ao vírus HIV (6 mil por dia) ocorrem com jovens entre 15 e 24 anos. Os que praticam sexo antes do casamento correm o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Especialmente as mulheres são vulneráveis a inúmeros problemas relacionados com o sexo antes do casamento. A ameaça de DSTs (bem como de HIV) é maior para elas do que para os homens. Se uma jovem fica grávida, ela e seu filho por nascer correm risco adicional. Por quê? Porque o corpo da jovem pode não ter se desenvolvido o suficiente para um parto seguro.

Mesmo que uma mãe adolescente escape das graves conseqüências à saúde, ela ainda terá de lidar com as sérias responsabilidades decorrentes de ser mãe. Muitas garotas constatam que prover o sustento para si e para um recém-nascido é mais difícil do que imaginavam.

Além disso, há os efeitos espirituais e emocionais que vêm depois. O pecado sexual do Rei Davi colocou em risco sua amizade com Deus e por pouco não causou sua ruína espiritual. (Sl 51) E embora Davi tenha se recuperado espiritualmente, sofreu as conseqüências de seu pecado pelo resto da vida.

O que fazer?

Rick Warren, no livro Uma Vida com Propósitos, fala sobre a tentação como uma oportunidade de fazer o bem. Também traz um ensinamento fundamental sobre a tentação:

"Reconheça seu padrão de tentação e esteja pronto para ele"

Existem certas situações que o farão pecar quase imediatamente e você deve se preparar para evita-las. Você precisa conhecer estas situações, porque o diabo com certeza já as conhece e as usará para lhe tentar. Ele sabe exatamente quais situações podem fazê-lo cair, e irá utilizar este conhecimento.

Da mesma forma, usando este conhecimento, você poderá evitar de cair simplesmente evitando estas situações.

Pare para pensar: Em que situação sou mais vulnerável? Onde? Quando? Com quem? Também pense em quais sentimentos lhe deixam vulnerável. Quando está cansado, frustrado, nervoso, ansioso, deprimido, triste, alegre, entusiasmado?

Conhecer a sí mesmo é uma das melhores armas contra as tentações, mas somente funciona se você se decidir à levar seu relacionamento com Deus à sério, e colocá-lo acima de tudo.

Quando a tentação estiver insuportável, clame a Deus. Você tem linha direta 24h com ele. Ele vai te ajudar, se seu coração estiver realmente disposto a receber ajuda.

Lembre-se também que enquanto evita o pecado, quando não anda segundo o conselho dos ímpios, quando decide não pecar, está adorando à Deus, está alegrando o coração do Pai celestial.

 
Please register or login to add your comments to this article.